Reflexão
sobre a importância de dar crédito aos autores e treino de uma norma de
referenciação simples.
-
O professor titular recolheu os trabalhos de expressão plástica dos seus alunos
para serem expostos na biblioteca. O nome de cada esteve registado no
verso do trabalho (modelos disponibilizados sobre o 25 de abril) de forma a que
não esteja visível. Ao lado de cada trabalho os docentes afixaram uma etiqueta
com um nome diferente do verdadeiro autor. A turma desloca-se à biblioteca para
ver a exposição.
-Depois
da visita, o PB e PTT reuniu os alunos e perguntou-lhes se gostaram de ver a
exposição. Perante a sua natural indignação, os alunos são estimulados a dizer
o que sentiram quando viram os seus trabalhos atribuídos a outros (Sentiram-se
indignados? Enganados? Roubados? É natural. Eles são os autores daquelas obras
e não houve respeito por isso).
-
Os alunos recebem as etiquetas com os seus nomes, foram retirar as outras e
afixam as corretas. (Agora sim, os autores foram respeitados.).
-
Seguiu-se uma reflexão que foi orientada.
-
Promoveu-se um debate.
-O
PB retoma a noção de autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário